Enrolment options

A monitorização da presença e dos efeitos de substâncias perigosas, e materiais como os microplásticos, é essencial para manter uma boa qualidade dos ecossistemas costeiros. As abordagens de monitorização adequadas necessitam de combinar um conjunto de avaliações químicas e biológicas. Este curso online foca-se em abordagens integradas químico-biológicos para a monitorização de substâncias perigosas, desde o planeamento até à recolha e análise de dados. Abrangerá períodos de aprendizagem assíncronos e síncronos, onde serão abordados conceitos teóricos e discutidos casos de estudo.

Resultados de aprendizagem

Após a conclusão bem-sucedida deste curso, os alunos serão capazes de:

  • Aumentar a compreensão dos princípios básicos subjacentes à biomonitorização

  • Aumentar as competências para planear e seleccionar locais de monitorização e bioindicadores adequados

  • Aumentar a compreensão das vantagens e desvantagens das diferentes medições químicas e biológicas

  • Avaliar os resultados e as desvantagens da abordagem adotada

  • Aumentar a capacidade de interpretar e selecionar boas práticas para a caracterização de base e acompanhamento dos ecossistemas costeiros

Conteúdo do curso

  • Princípios básicos de biomonitorização de substâncias perigosas

  • Planeamento e desenho experimental

  • Análise química e bioacumulação

  • Bioensaios e medições de biomarcadores

  • Avaliação da contaminação por microplásticos

  • Análise integrada de dados

Público alvo

Gestores ambientais que pretendam realizar a monitorização de rotina dos ecossistemas estuarinos e costeiros, investigadores marinhos, investigadores pós-doutoramento, estudantes de doutoramento, docentes de ensino básico e secundário, e outros profissionais interessados. Será dada prioridade a participantes originários de países de língua portuguesa. A UNESCO está empenhada em promover a igualdade de género. Por conseguinte, as candidaturas de mulheres são fortemente encorajadas.

Idioma do curso: Português

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de contaminação ambiental e toxicologia.

Instructores

Laura Guimarães (CIIMAR, FCUP)
Luis Oliva-Teles (FCUP, CIIMAR)
Mafalda Baptista (CIIMAR)
Marisa Almeida (CIIMAR)

Duração do curso e formato

O curso será ministrado online entre 15 de novembro a 15 de dezembro de 2024. O curso tem carga horária total de 15 horas.

Aulas síncronas

Este é um curso majoritariamente auto-didata. Será realizada uma sessão síncrona de uma hora com os participantes. Serão propostos dois dias de acordo com o fuso horário dos participantes para que cada um possa assistir à sessão que mais se adequa à sua disponibilidade.
 
Avaliações e Certificado
 
Serão disponibilizados módulos de avaliação para cada tema abordado e um trabalho prático final propondo um plano de biomonitorização para uma zona costeira de interesse para o participante.
 
Para receber um certificado de conclusão ao final do curso, será obrigatório:
  • completar todas as lições de cada Módulo do curso
  • completar todos os questionários (pontuação mínima de 60% para cada questionário)
  • finalizar o trabalho final prático
  • responder a pesquisa de satisfação

O curso será ainda certificado pelo Conselho Científico-Pedagógico de Formação Contínua (Ministério da Educação, Ciência e Inovação de Portugal).

Requisitos tecnológicos

Para concluir este curso, os participantes deverão ter acesso a Computador com sistema operacional compatível com a utilização do Moodle (podem ser utilizados browsers como o Chrome, Firefox, Safari ou qualquer outro browser compatível).

 

Processo de candidatura

O número de lugares disponíveis é limitado (50 vagas). As candidaturas terão início a partir de 10 de agosto de 2024. 

Preencha o formulário de inscrição on-line disponível neste LINK. O prazo para submissão da candidatura é até 10 de setembro de 2024 10 de outubro de 2024 (23:59 CEST: Central European Summer Time). 

Critérios de seleção são:
  • Motivação: resumo até 300 palavras sobre a motivação para realizar o curso e como pretendem aplicar os conhecimentos adquiridos.
  • País de origem (60% das vagas reservadas a participantes oriundos de países da CPLP).
  • Equilíbrio de género dentre os candidatos.
Para qualquer dúvida entre em contato com o Secretariado da OTGA (ioc.training@unesco.org) sempre usando o nome do curso como assunto do email.
  
A UNESCO está empenhada em promover princípios de igualdade de acesso. As candidaturas de grupos minoritários ou sub-representados são fortemente encorajadas.
 
Custos: Não há taxas de inscrição ou custos de matrícula.

Pesquisa de satisfação: Ao final do curso, você será solicitado a preencher uma pesquisa de feedback. Essas informações serão usadas para melhorar cursos futuros.

https://oceanexpert.org/event/4475

Self enrolment (Learner)
Self enrolment (Learner)